domingo, 21 de novembro de 2010

Falta oportunidade, sobra desigualdade!

Imagem retirada do: Blog Pichações Ciberespaciais  
 http://pichacoesciberespaciais.blogspot.com/2008/10/moradoresde-rua.html 


Atualmente o Brasil é considerado um dos países com maior desigualdade social no mundo. Isso se deve ao processo histórico de colonização, no qual os portugueses escravizavam os índios da região e logo após os negros extraindo deles toda a mão-de-obra necessária.
Após o fim da escravidão, surgiu o trabalho assalariado que por sua vez os mais abastados tiravam proveito dos mais pobres através do trabalho. Os mais pobres trabalhavam para os ricos ganhando salários miseráveis fazendo com que seus patrões enriquecessem cada vez mais. A partir daí foi se constituindo a diferença social e salarial.
Para Durkheim, a origem da desigualdade social se dá através da divisão do trabalho. O sociólogo acredita que deve ser respeitada a condição humana de competir, no qual cada trabalhador vai atrás da posição desejada até alcança - lá. Com isso geraria uma diferença no trabalho, nos cargos e conseqüentemente nos salários. Durkheim defende também que o trabalhador deve ter oportunidades para que cresça e atinja a igualdade entre todos.
Seja pela divisão do trabalho ou outros fatores a desigualdade social é completamente presente em nosso país, como conseqüência dela temos a violência, a fome, a miséria, a falta de emprego, entre outros.
Esse problema pode ser solucionado através de uma educação de qualidade, oportunidades de emprego, combate a corrupção, e muitas outras ações.Assim como diz o provérbio chinês: “Dê um peixe a um homem faminto e você o alimentará por um dia. Ensine-o a pescar, e você o estará alimentando pelo resto da vida." Não adianta ajudar alguém incentivando-a que continue com aquele “trabalho”, como os mendigos e as crianças que pedem dinheiro no farol, é preciso oferecer oportunidades para um sucesso profissional e social.

Texto escrito por: Isis Nicoli Zaghi






Imagem retirada do: site http://www.flickr.com/photos/7279563@N03/2054847039/


Referencia de Durkheim retirada do site: http://www.artigonal.com/desigualdades-sociais-artigos/a-questao-social-brasileira-no-pensamento-durkheimiano-448495.html

0 comentários:

Postar um comentário

 
temas blogspot - mario jogos