domingo, 21 de novembro de 2010

O inimigo



vídeo retirado do site http://www.youtube.com/watch?v=PpMGUWCq_Wo&feature=fvsr
  Inimigo é uma música da banda Ponto de Equilíbrio, nascida em Vila Isabel, Rio de Janeiro. Essa música retrata a desigualdade, onde questiona os políticos e o povo. Faz uma critica que quando os políticos precisam correm atrás de seus votos, mas quando nós precisamos, eles fecham os olhos e fingem que nada está acontecendo. Retrata também a pobreza e a miséria. Da ênfase a desigualdade comparando que enquanto algumas pessoas têm muito, existem pessoas que não tem nada e sobrevivem na miséria, muitas vezes sem ter o que comer, sem ter onde dormir. E lembrando muito bem, a desigualdade e a discriminação não vem de hoje, elas já vem de muito longe, como a inquisição, a catequização dos índios e a pobreza. Enfim, a desigualdade e a discriminação  sempre existiram só que hoje estão mais camufladas que antigamente. Segundo Marx, a desigualdade das rendas é inerente ao regime de trabalho assalariado. No capitalismo trata-se a força de trabalho humana, duração de vida, esforço, crença e ânsia como mera mercadoria que há de ser comprada por um patrão, a certo preço ou salário. Marx constata que os salários não só devem cobrir o sustento básico para a manutenção do corpo, mas também algumas necessidades determinadas socialmente, que mantenham o trabalhador relativamente contente e aumentem o crescimento econômico. O que não acontece hoje em dia.
Na letra da música, ele diz ter esperanças que o mundo um dia vai se unir para lutar contra a desigualdade. Agora tenho uma pergunta, será que tem como acabar com essa desigualdade? Será que se nos unirmos conseguiremos pelo menos diminuir esse índice?
   Sim, são perguntas que não temos uma resposta concreta. Já que na verdade, não podemos simplesmente travar uma guerra contra o poder, mas também não podemos cruzar o braço e fingir que nada está acontecendo. O que podemos fazer é que antes de começar a tentar mudar o mundo, mudar a nós mesmos e depois nos unirmos, como diz a musica, “uma só andorinha não faz verão”.

Por: Natália Cristina da Silva Godoy


Referencia de Marx retirada do site: http://www.ebah.com.br/karl-marx-doc-a81298.html

0 comentários:

Postar um comentário

 
temas blogspot - mario jogos