domingo, 21 de novembro de 2010

A missão

                                                          imagem retirada do blog http://cameraescurablog.blogspot.com/2008/09/misso.html

O filme “A missão”, do diretor Roland Joffe, conta sobre uma tribo indígena que vivia nas matas, no século XVIII. Retrata a crueldade dessa tribo quando eles matam um padre que tentou catequizá-los. Porém, o filme não relata se os índios necessitavam dessa catequização, já que as tribos já possuíam uma cultura, religião e trabalho.
Ele mostra as intenções da igreja católica de catequizar todos os povos. Após uma tentativa sem sorte de mandar um padre lá e o mesmo ser morto, a igreja realiza uma nova tentativa mandando assim, outro padre. Ao chegar perto da tribo esse padre quase foi morto, porém no decorrer do filme mostra que esse padre ganha a confiança e o respeito dos índios.
Nessa época tinham muitos mercenários que capturavam índios e vendiam. No filme é contada a história de um desses mercenários que já havia capturado muitos índios e depois de ter matado seu próprio irmão, o mesmo se isolou. O padre que era chamado de “padre das missões” o encontra e o convence ir até a tribo. Com isso, o mercenário vai se sacrificando e pagando penitencia até chegar à tribo onde os índios os reconhecem e lhe perdoam. Mais tarde, ele se torna um jesuíta e defensor da tribo.
O filme retrata e enfatiza bem a influência que os jesuítas causaram nos índios. Eles construíam igrejas, louvavam os santos católicos, aprendiam pouco a pouco o idioma dos brancos, tinham aulas religiosas. Enfim, pouco a pouco, os índios foram perdendo a sua identidade.
As terras dos índios que foram chamadas de “sete povos das missões” eram prósperas. Os portugueses e espanhóis ficaram de olho nessas terras, causando brigas e conflitos com os jesuítas. A igreja católica abriu mão dessas terras, mas os jesuítas que as defendiam não deixaram os índios das tribos sozinhos. Lutaram com eles, porém eles lutavam com arcos e flechas, enquanto os portugueses e espanhóis lutavam com armas de fogo e canhões, causando assim uma enorme matança, dentre eles muitos inocentes foram mortos.
Como diz Marx as desigualdades sociais são como produto de um conjunto de relações pautado na propriedade como um fato jurídico e também político. O poder de dominação é que da origem a essas desigualdades. As desigualdades se originam dessa relação contraditória, refletem na apropriação e dominação, dando origem a um sistema social. Neste sistema, uma classe produz e a outra domina tudo, onde esta última domina a primeira dando origem as classes operárias e burguesas.
Assim, o filme retrata muito bem as guerras em troco de nada que são travadas no mundo. Mostra a desigualdade onde quem tem mais poder, massacra os mais pobres e oprimidos. Pessoas que trabalham, lutam por suas terras e sempre perdem e isso aconteceu e acontece até hoje. Isso ficou marcado na historia do Brasil e do mundo.

Por: Natália Cristina da Silva Godoy


Referencia sobre Karl Marx retirada do site: http://www.coladaweb.com/sociologia/desigualdades-sociais-e-as-classes

0 comentários:

Postar um comentário

 
temas blogspot - mario jogos