Imagem retirada do site: http://atuleirus.weblog.com.pt/arquivo/2005/05/sebastiao_salga
Fazendo uso dessa ferramenta que é a fotografia, o brasileiro Sebastião Salgado, é um dos foto jornalistas mais respeitados da atualidade, por trazer esse olhar, publicou vários livros entre eles o berço da desigualdade (2005).
Essa imagem nos faz refletir sobre o desespero dessa mulher, por ter perdido um filho, por não ter um teto para morar, talvez esteja com fome, enfim nos faz Pensar
Esse é o objetivo do artista: que nos perguntarmos, sensibilizarmos, mudarmos de atitude perante os governantes, trocar o comodismo da classe privilegiada pela inquietação e solidariedade perante o outro e nos tornarmos mais humanos. Sebastião Salgado com suas fotos preto e branca enfatiza ainda mais os fatos . Suas fotos são um misto de arte, de reflexões que propõe a tomar consciência da realidade.
De Uma forma silenciosa de dizer muita coisa. Uma linguagem universal que é a arte da fotografia, uma obra de arte que gera interpretações diferentes por quem fotografa e por quem observa
Com as imagens, gerando debate sobre essas questões da desigualdade social, da pobreza ao extremo, do desequilíbrio das economias mundiais. Sempre clicando em momentos de maior intensidade dos acontecimentos, levando sempre a instigar uma ação por meio da sociedade para que façam algo em relação às mesmas. Esse é o objetivo do artista: nos perguntarmos, sensibilizarmos ,mudarmos de atitude e não a agir como se a indiferença pela classe fosse normal.
Imagem retirada do site: http://sites.google.com/site/7e5histfoto/sebastiao-salgado
Por: Daniela Aparecida de Souza Ferreira
Por: Daniela Aparecida de Souza Ferreira
0 comentários:
Postar um comentário